
– Enchente destruiu um bairro inteiro no Sul da cidade.
– Furtaram minha bicicleta.
– A Terra vai acabar.
– A polícia foi chamada por uma família que encontrou maconha na mochila do filho mais novo. Exigiam que os policiais fossem atrás do colega da escola que passou a droga.
– Encontraram vida inteligente no espaço.
– Minha bike estava presa no bicicletário do meu emprego. Depois de trabalhar o feriado todo, na hora de ir pra casa, descobri que tinham furtado. Filhos da puta. Entre tantas bicicletas, por que a minha? Demorei em acreditar. Lá tem os vigilantes, mas perguntei e os caras nem tinham visto. E as câmeras? A central fica na sala do chefe, mas hoje é feriado e ele não está por ai, só segunda-feira. É o fim do mundo mesmo! Sai puto da cara. Tive que ir embora caminhando.
– Três pessoas morreram atropeladas por motoristas embriagados.
– Li as estatísticas do geoprocessamento e acho que as viaturas da polícia estão mal posicionadas. Na verdade não li porra nenhuma, vi isso em Tropa de Elite. Peguei uma pilha de papel com dados sobre a violência na cidade e limpei a caixa de areia do meu gato. Joguei água da máquina de lavar roupas em cima e coloquei no Sol pra secar. O resultado foi minha obra prima de nome composto: “Crimes de merda – lavando a cidade com água sanitária”. O curador da galeria que a colocou em exposição resolveu mudar o título para “Dilúvio pós-moderno”.
– Uma criança foi levada ao hospital com panela presa na cabeça.
– Analbeth de Jesus foi ao mercado comprar cigarros e não voltou mais. Familiares estão desesperados.
– Os frentistas do posto Leão, que fica perto da Praça do Comunista, costumavam beber no bar do Vermelho após o expediente. Ontem, durante um suposto assalto, um deles teria tentado bancar o herói. O ladrão deu tiro para todos os lados, matou os frentistas e o dono do bar. Baleado, Vermelho ainda tentou se esconder atrás do balcão, mas o marginal foi atrás dele pra finalizar. Diz uma testemunha que o bandido vestia camiseta da seleção canarinho.
– Elon Musk conseguiu pousar um foguete em segurança esses dias. Por mais simples que isso possa soar, representa um grande passo para a viagem espacial. Elon Musk tem cinco filhos, constrói carros elétricos, inventou o PayPal, inventou o Hyperloop e já disse que quer bombardear Marte. Esse cara é um robô?
– Preciso deixar o celular de lado. Tenho desperdiçado muito tempo lendo factoides no Twitter e no Reddit. Preciso parar de copiar as frequências de rádio da polícia. Preciso passear mais de bicicleta ouvindo aquele som o Hyldon: vamos passear, êhêh, vamos passear, êhêh….
– No dia que roubaram minha bike, em vez de ir para casa, fui ao Distrito Policial ali na Rua André de Barros registrar queixa de furto. Mas o policial disse que era feriado e estavam sem “sistema”, além disso, era melhor eu vazar, os presos estavam fazendo bate-grade. A cadeia ia virar. Se eu ficasse ali, ele não ia poder garantir a minha segurança.
– Encontrei minha bike. Sai da delegacia e desci a André de Barros com medo de ser assaltado e quando virei no Guadalupe, olhei o relógio, quase meia-noite. Caminhei alguns metros e perto de uma das estações-tubo havia um grupo de mendigos e um deles estava com a minha bike. Tive de agir sozinho. Corri na direção dele cego pelo ódio. Empurrei o mendigo com força e fui tirando a bicicleta. Dava socos nas costas dele e gritava o tempo todo: essa bike é minha seu filho da puta, ladrão do caralho, eu te mato, eu te mato. Os demais tentaram vir em auxílio do amigo, mas eu já estava longe pedalando sem olhar para trás. Comprei um cadeado novo, um desses de verdade.
– Os moradores do bairro no Sul da cidade, destruído pela enchente, tentam se reerguer. Foram realocados em um bairro novo, perto do barracão logístico da empresa de transporte ferroviário. Os trens são infernais. Ninguém mais consegue dormir à noite.
– Em dois dias tudo isso vai acabar. Uma estrela anciã que fica perto do centro da galáxia vai explodir. A gênese do buraco negro que engolirá todos nós, como uma inundação cósmica gigantesca.
—
Texto: Jadson André
Imagem: Nebulosa Abell 33, fotografada por um telescópio no Chile.